Zinza e a arte

Tira de roteiro bem antigo, já tinha desistido de postar, mas aí novamente voltei a pensar em meu papel como cartunista na web, manter um site, um trabalho.
Parece profético, apocalíptico, mas o fato é que vivemos num mundo onde uma palestra sobre “sucesso na carreira” com ingresso a 200 reais lota e uma peça lúdica de teatro infantil depende de ajuda da prefeitura e coisas assim.
Ouvirei novamente o episódio do Café com HQ – O que é arte?
Descubra mais sobre Rafael Marçal
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nada dá mais dinheiro hoje do que fazer as outras pessoas ganharem mais dinheiro… ou pelo menos fazer as outras pessoas acreditarem que te dando o dinheiro delas, elas estão fazendo um investimento.
Pagar R$ 200,00 numa palestra “fique rico em 5 minutos” é um “investimento”. Ir na peça infantil e “custo”.
Essa distinção começa cedo, na escola, quando os alunos ficam mais preocupados em tirar nota boa do que aprender. Como o Rodrigo falou, o que acontece é que as pessoas só entendem como “investimento” aquilo que gerará retorno material, o desenvolvimento pessoal é desconsiderado.
Como se a escola, a faculdade, as artes, as ciências, a filosofia não viessem como estímulo e fruto da evolução do pensamento, apenas como meros instrumentos de ascensão social pelo ganho monetário. Eu mesmo às vezes encontro-me armadilhado nesse turbilhão maldito, tenho que parar um pouco, refletir e retomar o bom caminho.
E o resultado é isso: uma sociedade muito qualificada, mas de baixa qualidade.